Scroll Top
Capa O que é Hipnose

O que é hipnose?

Hipnose é um termo popularmente conhecido, mas em geral muito mal compreendido. O fato é que, hipnose nada mais é do que o estado de transe. Onde a mente entra em um nível profundo de sugestionamento e introspecção. A prática da hipnose é estudada pela ciência e pela psicologia em geral há muito tempo, e cada vez mais vemos pessoas interessadas nos benefícios da hipnoterapia. Benefícios como aumento da confiança, da performance no trabalho e  da dissolução de traumas são tópicos chaves para quem busca essa ferramenta. 

Como funciona uma consulta de Hipnose?

Numa consulta de hipnose, tudo começa com a chamada pre-talk, que é o momento onde o hipnoterapeuta vai entender qual o objetivo do paciente com o procedimento e também qual o contexto, que o mesmo se encontra. 

Nessa conversa também é explicado como o procedimento funciona e  deve ser realizado para que o mesmo funcione e traga os resultados esperados. Ali são quebrados os mitos e os medos que o paciente pode deter a fim de que ele possa estar relaxado e facilite o processo. 

Um medo muito comum que muitas pessoas têm é o de não acordar mais, porém durante o estado de hipnose a pessoa fica muito desperta e consegue ouvir tudo oque está acontecendo .

É uma técnica muito poderosa pois nos permite acessar informações que antes estavam fora do alcance.  E dessa forma entender quais as raízes dos traumas, da autossabotagem, procrastinação, vícios e tudo oque está impedindo a pessoa de alcançar os seus objetivos.

Durante o estado hipnótico o profissional irá lhe ajudar a reprogramar o seu subconsciente de forma que você melhore as suas resposta aos problemas e assuntos que antes estavam paralisados. Uma técnica também muito usada é a de reconstrução de uma cena do passado, a fim de ressignificar um sentimento e a percepção do ocorrido.

O que se pode conseguir com a hipnose?

Como dito acima existem diversos benefícios que a hipnose pode lhe trazer, desde o campo emocional até o profissional, questões familiares e muito mais.  Aqui está uma lista de problemas que a hipnose pode ajudar a resolver de uma forma definitiva:  
  • Depressão: “depois de revisar dois estudos clínicos randomizados, os resultados demonstram que a hipnoterapia é eficaz para depressão. Os estudos também revelaram que a hipnoterapia é mais eficaz em tratar a depressão do que os antidepressivos e a terapia cognitiva comportamental.” Simone Youssef, Is Hypnotherapy an Effective Treatment for Depression, 2013
 
  • Fibromialgia: “Os pacientes experimentaram menos dor em hipnose do que sem a hipnose”.Wik G, Fischer H, Bragée B, Finer B, Fredrikson M. Functional anatomy of hypnotic analgesia: a PET study of patients with fibromyalgia. Eur J Pain. 1999;3(1):7-12.
 
  •  Tabagismo: “De 43 pacientes consecutivos que fizeram o protocolo, 39 relataram que ficaram abstinentes do cigarro no seguimento de 6 meses a 3 anos”.  Barber J. Freedom from smoking: integrating hypnotic methods and rapid smoking to facilitate smoking cessation. Int J Clin Exp Hypn. 2001;49(3):257-66.
 
  • Dependência Química: “Todos(100%) os pacientes pararam completamente de usar drogas e os resultados permaneceram estáveis por 6 meses depois do final do tratamento. 2 anos depois, 78% continuaram abstinentes de heroina porem 22% voltaram a usar. 67% voltou a usar benzodiazepínicos e nenhum(0%) deles demonstrou uso permanente de maconha ou cocaína.” Kaminsky D, Rosca P, Budowski D, Korin Y, Yakhnich L. [Group hypnosis treatment of drug addicts]. Harefuah. 2008;147(8-9):679-83, 751.
 
  • TOC: “Há crescente evidência empírica que a terapia cognitiva comportamental(TCC) facilitada pela hipnose é mais eficaz para diversos transtornos psiquiátricos e psicológicos como o TOC do que a TCC sozinha.” Frederick C. Hypnotically facilitated treatment of obsessive-compulsive disorder: can it be evidence-based?. Int J Clin Exp Hypn. 2007;55(2):189-206.
 
  • Insônia: “Os pacientes dormiram significativamente mais quando em auto hipnose do que quando receberam placebo.”Anderson JA, Dalton ER, Basker MA. Insomnia and hypnotherapy. J R Soc Med. 1979;72(10):734-9.
 
  • Obesidade: ” Os pacientes que foram tratados com hipnose perderam mais peso do que 90% dos que não foram tratados com hipnose. Eles mantiveram a perda de peso por 2 anos após o fim do tratamento.” Allison DB, Faith MS. Hypnosis as an adjunct to cognitive-behavioral psychotherapy for obesity: a meta-analytic reappraisal. J Consult Clin Psychol. 1996;64(3):513-6.
 
  • Bruxismo: “Os pacientes com bruxismo demonstraram uma redução significativa da atividade no eletromiograma; eles também experimentaram redução significativa da dor facial e os seus parceiros relataram menos barulhos ligados ao bruxismo logo após ao tratamento e também no seguimento de 4 a 36 meses.” Clarke JH, Reynolds PJ. Suggestive hypnotherapy for nocturnal bruxism: a pilot study. Am J Clin Hypn. 1991;33(4):248-53.
 
  • Auto-estima e Irritabilidade: “Indivíduos que repetiram a auto-hipnose pelo menos 3 a 5 vezes por semana relataram os maiores níveis de auto-estima e serenidade e o menor nível de raiva e impulsividade em comparação com o grupo controle.” Pekala RJ, Maurer R, Kumar VK, et al. Self-hypnosis relapse prevention training with chronic drug/alcohol users: effects on self-esteem, affect, and relapse. Am J Clin Hypn. 2004;46(4):281-97

Procure um profissional de confiança!

A última mas não menos importante coisa que temos a falar, é a de procurar um profissional certificado e de confiança. E além de tudo uma pessoa que tenha empatia e que saiba realmente lhe ajudar a alcançar o seu potencial máximo.

Se você tem interesse em agendar uma sessão de hipnose e finalmente se libertar dos padrões negativos, Clique no botão abaixo e conheça mais as terapias desenvolvidas aqui na Soul.

Gratidão,
Renata Moesia.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.